terça-feira, 12 de abril de 2011

Novo Grupo de Estudo no Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiros


  A história do patrimônio no Brasil é repleta de problemas no que tange as suas políticas de preservação e manutenção. A importância dos patrimônios culturais vai muito além da frívola constatação de consistir, ou não, em um corpo físico. Neste sentido, as dimensões materiais e simbólicas são indissociáveis.
  Assim, o Grupo de Estudo sobre Patrimônio Cultural - GEPaC, não limita-se apenas a pesquisá-lo. Mas de percebê-los em toda sua amplitude e importância para indivíduos, grupos, comunidades e sociedades. Seja como máquinas do tempo; como órgão de nacionalidade; ou, como ferramenta de remissão a emoções e sensibilidades de outrora.
  A ideia é formar um grupo interdisciplinar de graduandos, que se interesse por patrimônio, suas políticas e os assuntos a eles coadunados, tais como Antropologia, Historiografia, Turismo, Sociologia, Arquitetura, Museologia, entre outros. 
  Para este ano, o grupo, que se reúne semanalmente as sextas e está vinculado ao Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiros - NASEB, tem por meta a elaboração de um artigo (individual ou coletivo) e uma exposição fotográfica, cujo tema será escolhido pelos seus integrantes.

  Responsável: João Paulo Nascimento de Lucena, graduando em História-UFPE, e bolsista BIA no NASEB/UFPE.
  Equipe: Josefa Juany Leda Nunes da Silva, Rodrigo César Firmino, e Yves Antônio Albuquerque da Silva, graduandos em História-UFPE; José Roberto de Lemos Júnior, graduando em Ciências Sociais Bacharel-UFPE; Richardson Pexeira de Paula, graduando em Turismo Bacharel-UFPE; e Maria das Vitórias Matoso Távora, graduando em Museologia-UFPE.

Um comentário:

  1. Ah! Só fazendo uma correção. O nome do colega é Richardson TEIXEIRA, e não PEIXERA - a faca (!).
    abraço,
    João Paulo

    ResponderExcluir