Ações Vinculadas

PONTES DE CULTURA
Responsável: Normando de Albuquerque

O Projeto de Extensão Universitária Pontes de Cultura tem como objetivo principal reiterar o compromisso ético-político-social da universidade com a produção do conhecimento e a formação discente. O projeto adota a extensão como o seu fio condutor, no sentido de que a prática do ensino e da pesquisa passa a ser orientada pela e para a prática extensionista, entendida como 'comunicação' (Freire, 1983). Fundamentado na intensificação da convivência dos integrantes do projeto com a comunidade onde este será desenvolvido, e no estreitamento dos laços afetivos e de cooperação entre ambos, o processo pedagógico que desenvolvemos no nosso projeto busca contribuir com uma visão ampliada da vida universitária e do fazer ciência, oferecendo uma vivência que ensina o envolvimento, o compromisso, a solidariedade, a responsabilização, o amor, o diálogo. Neste sentido, temos como objetivo garantir uma formação ampla aos estudantes, cultivando tanto a dimensão técnico-científica quanto psicossocial. Formação humana de um cidadão que se envolve com o desenvolvimento, e de um profissional que desenvolve o envolvimento, construindo agendas mais próximas das necessidades e interesses da maioria da população. Entendemos que assim caminhamos na direção de uma universidade que se abre para acolher o 'outro', e de uma efetiva troca de saberes.



RABEQUEIROS
Pesquisa para Mapeamento dos Rabequeiros de Pernambuco: Zona da Mata Norte e Região Metropolitana do Recife.
 
O projeto, financiado pelo Funcultura, pretende fazer o Mapeamento dos Rabequeiros de Pernambuco, com o objetivo de identificar, documentar, registrar e difundir os saberes e os ofícios dos Mestres localizados na Zona Mata Norte (Condado, Ferreiros, Aliança, Nazaré da Mata, Itaquitinga, Itambé e Camutanga) e na Região Metropolitana do Recife (Paulista). Terá a duração de 1 ano (dezembro 2011 – dezembro 2012). Formado ao longo dos tempos por meio de práticas tradicionais, vivenciadas em sua maioria, através da observação, o universo da rabeca se expressa em um repertório de saberes e fazeres específicos, constituindo dessa forma, exemplos de preservação do ofício/arte. Estudos preliminares elucidam a importância da apreensão e sistematização de tais conteúdos com a finalidade de promoção e proteção das suas técnicas e usos. Tendo em vista a importância dos mestres rabequeiros e suas funções para a diversidade artístico-cultural de Pernambuco, faz-se necessário a pesquisa para o mapeamento e registro como modo de visibilizar e resguardar estes teores como parcela imprescindível do patrimônio cultural material e imaterial do Brasil.

E por referendar sua representatividade como matriz popular e tradicional o Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiros (NASEB) / Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apóia o presente projeto. A finalidade é proporcionar o acesso de brincadores, artistas, músicos, pesquisadores, professores e população em geral aos conteúdos produzidos a partir da pesquisa e consequente mapeamento de que trata este projeto tendo como produto final um livro-catálogo e um blog exclusivos para as temáticas concernentes ao universo dos rabequeiros. Vale ressaltar que o projeto em pauta foi concebido para contextualizar o ofício do fazer e a expressão artística dos rabequeiros, e será executado com base em um levantamento bibliográfico, iconográfico e áudio-visual, além de interlocuções diretas com os mestres rabequeiros. Posteriormente a intenção é efetivar um intercâmbio entre o universo trabalhado e as manifestações artísticas que contemplem elementos relativos à rabeca e aos rabequeiros. A realização desse projeto, ao tempo em que preenche uma lacuna na área de pesquisas quando referenda tais saberes e fazeres e forma de expressão, promove visibilidade e reconhecimento do trabalho e da vida de mestres da cultura popular pernambucana e brasileira.
 
Equipe:
Maria Aparecidade Lopes Nogueira (coordenadora acadêmica)
Fabiana Lima (coordenadora de pesquisa)
Fátima Correia (pesquisadora)
Sanae Shibata (pesquisadora)
Thiago Sales  (pesquisador)
Camila Santana (fotógrafa)
Adriana Mendes (pesquisadora PIBIC)
Clarissa Mendes (pesquisadora PIBIC)
George Michael (produtor executivo)



MARACATUS

Este projeto (Processo Licitatório Nº 022/2011 – Concorrência Nº 002/2011) tem como objetivo realizar o inventário do Maracatu Rural, através da aplicação da metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) de propriedade do Iphan, com vistas à continuidade do processo administrativo de solicitação de registro desse bem cultural como “Patrimônio Imaterial do Brasil”, propostos pelo Governo do Estado de Pernambuco. Brincadeira da cultura popular/ tradicional pernambucana com origem nos engenhos de cana-de-açúcar da Zona da Mata Norte de Pernambuco, é nessa região do Estado que se dará a pesquisa, englobando quase todos os seus 19 municípios, além de outros municípios do entorno da região onde há ocorrência dessa brincadeira de maracatu a exemplo de Recife e outras cidades da região metropolitana.  É numa perspectiva etnográfica que será realizada a identificação dos processos de formação, produção, reprodução e transmissão de aspectos históricos e memoriais, além da produção de documentação audiovisual (vídeo e fotografia) sobre esse bem cultural de natureza imaterial. 

Equipe:
Maria Aparecida Lopes Nogueira (Antropóloga)
Sévia Sumaia Vieira (Antropóloga)
Bárbara Luna (Antropóloga)
Karina Leão (Antropóloga)
Thiago Sales (Especialista em etnomusicologia)
Lêda Correia (Historiadora)
Solange Silva (Assistente  de Pesquisa)
Helton Silva (Assistente  de Pesquisa)
Lídia Marques (fotógrafa)