CADERNOS NASEB





CADERNOS NASEB – PERIÓDICO SEMESTRAL DO NÚCLEO ARIANO SUASSUNA DE ESTUDOS BRASILEIROS

Editor Responsável: Normando Jorge de Albuquerque Melo
Co-Editor: Eduardo Romero Lopes Barbosa


POLÍTICA EDITORIAL:

O CADERNOS NASEB é um periódico impresso e semestral do Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Pernambuco. Orientado pelos princípios que fundamentam a existência do Núcleo, o CADERNOS NASEB é uma publicação de caráter interdisciplinar, destinada à produção afetivo-intelectual de estudantes de graduação (e de convidados eventuais) aceitando colaborações de todas as áreas do conhecimento.
A revista recebe continuamente artigos científicos e ensaios inéditos ou nunca publicados em português, resenhas de livros, entrevistas e produções artístico-literárias (poemas, poesias, crônicas, contos e cordel) em língua portuguesa. No entanto, a decisão de publicar o material recebido é exclusiva da Comissão Editorial do CADERNOS NASEB. Os trabalhos submetidos à revista devem estar de acordo com os parâmetros para a publicação especificados pelas normas definidas pela Comissão Editorial da Revista.

Ao enviar o seu material, os colaboradores devem estar cientes de que não receberão nenhum tipo de remuneração derivada da venda da Revista. No entanto, a Revista enviará para cada colaborador um exemplar da edição.


INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES: 
Serão aceitos para avaliação apenas arquivos com extensão .doc e solicita-se que não excedam 500 kb. Todas as contribuições devem ser digitadas com fonte Cambria, corpo 12, espaçamento simples, sem paginação, e margens: superior (3cm), inferior (2cm), esquerda (3cm) e direita (2cm), considerando uma folha A4. Deve haver um espaçamento de 6 pontos entre um parágrafo e outro. Não deve ser usado negrito, nem sublinhado. O itálico deve ser reservado a expressões em língua estrangeira.

As citações devem ser apresentadas, como tradicionalmente, entre aspas, até o limite de três linhas no texto, seguindo o sistema autor/data (Weber, 2004, p.117) ou (Becker, 2008, pp. 256-257). Se excederem esse tamanho, devem vir em um bloco separado, com uma linha de espaço antes e depois em relação ao texto, em corpo 10, fonte Cambria, alinhado a esquerda, com recuo de 3 cm e entrelinhas simples.

As notas devem vir no rodapé, em corpo 10, enumeradas com algarismo arábicos, com numeração progressiva até o final do texto, e devem ter comentários realmente necessários ao texto, limitando-se ao mínimo possível.

Serão permitidas imagens e tabelas (desde que transformadas em imagem), desde que não sejam coloridas, no formato JPG ou TIF com até 120 pixels. O processador a ser utilizado é o Word 97, caso seja utilizado um mais atual, o arquivo deverá ser no formato 97.

As contribuições devem ser enviadas por meio de correio eletrônico (cadernosnaseb@gmail.com). Deve constar no “assunto” da mensagem, o tipo de contribuição que foi enviada, exemplo: ARTIGO_(TÍTULO DO ARTIGO); ENSAIO_(TÍTULO DO ENSAIO); RESENHA_(INFORMAR O TÍTULO DA OBRA RESENHADA); ENTREVISTAS_(INFORMAR O NOME DO ENTREVISTADO); PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA_(INFORMAR O TIPO: CRÔNICA, CORDEL, CONTO, POESIA).

Os autores não devem colocar seu nome no texto enviado para avaliação, de modo a garantir o anonimato. Deve-se enviar no mesmo e-mail, em um anexo separado, as informações sobre o autor/autores (até 3): informando nome completo, tipo da contribuição (artigo, entrevista, etc), um resumo do seu curriculum (discriminando sua formação e sua filiação institucional), e seus contatos (telefone, e-mail, endereço completo).



A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial, no que diz respeito à adequação ao perfil da revista, ao conteúdo e à qualidade das contribuições. O processo de avaliação será feito de forma anônima, e eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordados com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição. O Cadernos NASEB se reserva o período de quatro meses para análise e resposta acerca do material enviado para publicação.

ARTIGOS/ENSAIOS: contribuição no formato de um texto inédito que relata uma pesquisa nova ou introduz uma discussão teórica original. Pode ser assinado por mais de um autor (máximo 3). Ele deve conter um resumo (em português e em inglês), com no máximo 100 palavras cada versão, digitadas em fonte Cambria com corpo 12. Cada versão deve ser seguida por no máximo 5 palavras-chave/keywords, separadas apenas por vírgula. O título original deve ser escrito em caixa alta e baixa, corpo 14, em negrito, seguido pelo título em inglês com caixa alta e baixa, corpo 14 (sempre com a fonte Cambria), e conservando o espaçamento de um parágrafo entre os dois (espaçamento simples). Subtítulos (divisões internas do texto) devem ser escritos em fonte Cambria, negrito, tamanho 12, espaçamento simples, alinhados à esquerda. Os artigos devem ter entre 8 e 15 páginas, incluindo título, resumos, corpo do texto e referências bibliográficas.

RESENHAS: contribuição no formato de um texto analítico e/ou opinativo a respeito de uma obra (escrita, dramatúrgica ou audiovisual) recém-publicada (até cinco anos) na área temática concernente à revista. Deve ser assinado por apenas um autor. A abertura do texto deve trazer a referência à obra resenhada. As resenhas devem ter até 5 páginas.

ENTREVISTAS: contribuição na forma da transcrição de uma conversa, apresentada no formato perguntas/respostas (pingue-pongue), com um personagem de interesse para a temática da Revista. As entrevistas podem ser assinadas por mais de um autor. A entrevista deve vir precedida de uma introdução explicativa de até uma página, (incluída no limite total), dando conta do tema e do curriculum do entrevistado. As entrevistas devem ter até 5 páginas.

PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA:

Cordel, Contos e Crônicas (devem ter até 10 páginas)

Poemas e Poesias (Cada colaborador pode enviar até 3 poesias, não ultrapassando o limite de 5 páginas)

 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Todas as obras citadas no texto devem ser apresentadas ao final, na seção Referências Bibliográficas (escrita em fonte Cambria 12 e em negrito). As referências devem ser listadas alfabeticamente e em ordem cronológica (caso mais de uma obra do mesmo autor seja citada), com recuo de 1,5, Cambria, corpo 10, entrelinhas simples, e espaço de parágrafo de 6 pontos após cada referência respeitando o formato que aparece nos exemplos abaixo (pede-se atenção à pontuação, espaços, uso do itálico e da maiúscula).

LIVROS E COLETÂNEAS

AUGÉ, M. (1998), A Guerra dos Sonhos: exercício de etnoficção. São Paulo: Papirus.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. (2000), Os Estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. (1988), “Relatos Orais: do ‘indizível’ ao ‘dizível’”. IN: Olga de Moraes Von Simson (org.), Experimentos com Histórias de vida: Itália – Brasil. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais, pp. 14-43.

ROLNIK, Raquel. (2004), “Exclusão territorial e violência: o caso de São Paulo, Brasil”. In: Edésio Valença; Márcio Moraes Valença (orgs.), O Brasil Urbano. Rio de Janeiro: Mauad,  pp. 111-129.

TESES ACADÊMICAS

SALES, Davy Batista. (2005), Estratégias de sobrevivência e práticas alimentares no meio das ruas: um estudo sobre sociabilidade e alimentação entre mendigos na cidade do Recife/PE. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

BAITZ, Ricardo. (2006), “O Urbano entre a Direita e a Esquerda, o Público e o Privado: a rua negada como possibilidade à vida”. Travessia – revista do migrante, São Paulo, ano 19, n. 54: pp. 21-26.

TRABALHOS  PUBLICADOS EM ANAIS

PIMENTA, Alberto. (1989), “A cidade N”. In: O IMAGINÁRIO DA CIDADE. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian/Acarte.

TRABALHOS DISPONÍVEIS NA INTERNET

SEVERO, Julio.(2004), As Ilusões do Movimento Gay. Disponível em: http://www.cacp.org.br. Acesso em: 21 de outubro de 2004.

 

Nenhum comentário: