NASEB

O Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiros foi lançado em 2007, abrindo as celebrações dos 80 anos de Ariano Suassuna, uma forma de explicitar nossa admiração, gratidão e respeito pela efetiva contribuição que o autor tem dado para a construção de um país mais justo e mais fraterno.
A força imagética de sua obra – teatro, romance, poesia, artes plásticas – é uma ode ao encontro com a Alteridade, por isso inspiram a idéia deflagradora do Núcleo: retroalimentar as alianças existentes entre a universidade e a sociedade, e, consequentemente, o compromisso político-pedagógico que envolve a formação dos alunos: a profissionalização, a cidadania e a humanização.

Objetivos

a) Divulgar e disponibilizar a obra de Ariano Suassuna e os estudos desenvolvidos sobre ela.
b) Desenvolver, estimular, instigar e apoiar estudos e pesquisas que digam respeito à obra de outros autores brasileiros e à condição humana, tais como: 
  • a existência de múltiplos saberes, produzidos por grupos sócio-culturais diversos (que devem ser percebidos de forma não-hierarquizada); 
  • a tolerância, o respeito e a admiração pelas diferenças, visando a construção de um diálogo fecundo entre os grupos, o que possibilitaria uma troca efetiva de saberes e competências, com o objetivo último de contribuir na viabilização de um país mais justo e mais fraterno, pois – é sempre bom relembrar - somos parte de um todo maior: uma região, um país, um continente, um planeta. Por isso o capital cultural produzido por qualquer grupo deve, também, ser compreendido como uma contribuição para a trajetória mais ampla da própria espécie humana em sua passagem no planeta; 
  • as discussões relativas ao pertencimento, tão presentes nesses tempos de fluidez social, quando a busca incessante por laços sociais mais próximos pode se apresentar como alternativa de resistência aos processos de crueldade do mundo, contribuindo para o exercício constante da reflexão  crítica;  
  •  o reencantamento da ciência, através da sutura entre ciência e arte, educação e cultura, natureza e cultura.            
c) promover ações que explicitem esse ideário, tais como: projetos de extensão, eventos (seminários, palestras, exibição de filmes, peças teatrais, etc), grupos de estudos, estudos acadêmicos, publicações, entre outras, sempre em parceria com a sociedade mais ampla (ONGs, projetos sociais).

Marca

O símbolo era usado no ferro de marcar o gado pelo pai de Ariano Suassuna. Faz parte da arte da heráldica sertaneja, que buscamos preservar.

Lançado na abertura das comemorações dos 80 anos do Mestre Ariano Suassuna,
em 2007, o NASEB - Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiros busca cultivar o elo entre a universidade e a sociedade. Sendo um núcleo interdisciplinar, que desenvolve variados projetos visando aumentar e difundir o conhecimento.