segunda-feira, 21 de maio de 2012

Turismo Comunitário


O que é

   O turismo comunitário nasce da percepção das comunidades de que não é suficiente apenas fazer a crítica ao modelo de turismo convencional, gerador de segregação sócio-espacial, de concentração de renda e de problemas sócio-ambientais. Aliado à crítica, é necessário vivenciar uma outra lógica de construção da atividade turística.
    Na contramão do convencional ou turismo de massa, no turismo comunitário a "população" local possui o controle efetivo sobre o seu desenvolvimento, sendo diretamente responsável pelo planejamento das atividades e pela gestão das infra-estruturas e serviços turísticos.
   Tudo isso orientado por princípios que buscam garantir a sustentabilidade sócio-ambiental, a exemplo da atitude ética e solidária entre as populações locais e os visitantes, geração e distribuição eqüitativa da renda, conservação ambiental e valorização da produção, da cultura e das identidades locais.
   Assim, as estratégias prioritárias na construção dos roteiros de visitação incluem os momentos de vivências com a comunidade, as trocas culturais entre visitantes e populações locais e as trilhas de interpretação ambiental.

Rede TUCUM

   A Tucum é formada por comunidades localizadas na zona costeira cearense e está sendo construída a muitas mãos. Atualmente, conta com a participação de dez comunidades costeiras, entre indígenas, pescadores e moradores de assentamentos rurais, dois pontos de hospedagem solidária em Fortaleza, além de duas ong's que fazem o apoio institucional à rede - Instituto Terramar (Brasil) e Associação Tremembé (Itália).
   A Rede busca o fortalecimento da proposta de turismo comunitário, oferecendo belas paisagens aliadas ao compromisso social.  Juntas, cada comunidade se fortalece, fomentando a troca de experiências e a cooperação, tendo em vista o compartilhamento de saberes e a construção de estratégias coletivas de superação dos desafios a serem enfrentados.
   Neste sentido, a TUCUM está estruturando estratégias e parcerias que permitam avançar em pontos importantes para o desenvolvimento do turismo comunitário:

>Processos de formação de sujeitos na perspectiva de empoderamento das lideranças comunitárias e de desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para o desenvolvimento do turismo;
>Melhoria das infra-estruturas turísticas;
>Melhoria das Infra-estruturas básicas;
>Construção de estratégia de marketing e promoção dos produtos e serviços turísticos comunitários;
>Relação com os organizadores e operadores de viagens e a comercialização do turismo comunitário e solidário;
>Articulação e trocas com outras redes no Brasil e no exterior que estão construindo o turismo comunitário solidário.

   Ao aderir a essa prática, na qual predomina a atitude ética e solidária entre as populações locais e os visitantes, você partilha de uma nova forma de turismo, e contribui com a valorização das identidades locais e da produção cultural.

Objetivos da Rede Tucum

   A Rede Tucum tem dois grandes objetivos:

•    promover formas de oferta turística locais para garantir às populações tradicionais a permanência em seu território (há décadas existe um acentuado processo de expulsão das populações costeiras) e possibilitar a continuidade das atividades econômicas tradicionais, em particular a pesca e a agricultura;
•    oferecer, aos viajantes responsáveis de todo o mundo, a oportunidade de conhecerem estas localidades fascinantes e as populações que nelas vivem.
   Em resumo, vivenciar a Rede Tucum e o turismo comunitário é ter uma experiência autêntica de viagem, conhecimento e troca. Mais do que um momento de crescimento pessoal, é também lugar de reflexão sobre as injustiças no planeta e sobre o modelo de desenvolvimento que o alimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário