sexta-feira, 27 de maio de 2011

CHAMADA PERMANENTE DA REVISTA ITACOATIARA


O NASEB (Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiros- UFPE *) lançará em outubro/2011 a sua revista eletrônica Itacoatiara. Com periodicidade semestral, essa publicação se destina a pesquisas voltadas para a cultura, numa perspectiva interdisciplinar. Temos o prazer de divulgar a chamada contínua para publicações, que começarão a ser lançadas a partir do segundo número da revista.


(lançamento em outubro de 2011)



INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES:

A Revista Itacoatiara é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral aberta a estudantes universitários, professores, pesquisadores e literatos. Além do seu dossiê temático, a Itacoatiara recebe continuamente artigos científicos inéditos ou nunca publicados em português, resenhas de livros, entrevistas e produções artístico-literárias (poemas, poesias, crônicas, contos e ensaios fotográficos) em língua portuguesa. Os trabalhos submetidos à Revista Itacoatiara devem estar de acordo com os parâmetros para a publicação especificados pelas normas definidas pela Editoria da Revista.

Serão aceitos para avaliação apenas arquivos com extensão .doc e solicita-se que não excedam 500 kb. Todas as contribuições devem ser digitadas com fonte Cambria, corpo 12, espaçamento simples, sem paginação, e margens: superior (3cm), inferior (2cm), esquerda (5cm) e direita (3cm), considerando uma folha A4. Deve haver um espaçamento de 6 pontos entre um parágrafo e outro. Não deve ser usado negrito, nem sublinhado. O itálico deve ser reservado a expressões em língua estrangeira.

As citações devem ser apresentadas, como tradicionalmente, entre aspas, até o limite de três linhas no texto, seguindo o sistema autor/data (Weber, 2004, p.117) ou (Becker, 2008, pp. 256-257). Se excederem esse tamanho, devem vir em um bloco separado, com uma linha de espaço antes e depois em relação ao texto, em corpo 10, fonte Cambria, alinhado a esquerda, com recuo de 3 cm e entrelinhas simples.

As notas devem vir no rodapé, em corpo 10, enumeradas com algarismo arábicos, com numeração progressiva até o final do texto, e devem ter comentários realmente necessários ao texto, limitando-se ao mínimo possível.

Serão permitidas imagens e tabelas (desde que transformadas em imagem) no formato JPG ou TIF com até 120 pixels. O processador a ser utilizado é o Word 97, caso seja utilizado um mais atual, o arquivo deverá ser no formato 97.

As contribuições devem ser enviadas por meio de correio eletrônico (submissao@revistaitacoatiara.com.br). Deve constar no “assunto” da mensagem, o tipo de contribuição que foi enviada, exemplo: ARTIGO_(TÍTULO DO ARTIGO); RESENHA_(INFORMAR O TÍTULO DA OBRA RESENHADA); ENSAIO_(TÍTULO DO ENSAIO); ENTREVISTAS_(INFORMAR O NOME DO ENTREVISTADO); PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA_(INFORMAR O TIPO: CONTO, POESIA, POEMA, FOTOGRAFIA).

Os autores não devem colocar seu nome no texto enviado para avaliação, de modo a garantir o anonimato. Deve-se enviar no mesmo e-mail, em um anexo separado, o formulário disponível no site da revista, onde informará o tipo da contribuição, seu nome completo, um resumo do seu curriculum (discriminando sua formação e sua filiação institucional), e seus contatos (telefone, e-mail, endereço).

A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial e por pareceristas ad hoc, no que diz respeito à adequação ao perfil da revista, ao conteúdo e à qualidade das contribuições. O processo de avaliação será feito de forma anônima, e eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordados com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição. A Revista Itacoatiara se reserva o período de quatro meses para análise e resposta acerca do material enviado para publicação.

ARTIGOS: contribuição no formato de um texto inédito que relata uma pesquisa nova ou introduz uma discussão teórica original. Pode ser assinado por mais de um autor. Ele deve conter um resumo (em português e em inglês), com no máximo 100 palavras cada versão, digitadas em fonte Cambria com corpo 12. Cada versão deve ser seguida por no máximo 5 palavras-chave/keywords, separadas apenas por vírgula. O título original deve ser escrito em caixa alta e baixa, corpo 14, fonte Arial Black, em negrito, seguido pelo título em inglês com caixa alta e baixa, corpo 14, fonte Arial itálico e conservando o espaçamento de um parágrafo entre os dois (espaçamento simples). Subtítulos (divisões internas do texto) ser escritos em fonte Cambria, negrito, tamanho 12, espaçamento simples, alinhados à esquerda. Os artigos devem ter entre 20 e 30 páginas, incluindo título, resumos, corpo do texto e referências bibliográficas.

RESENHAS: contribuição no formato de um texto analítico e/ou opinativo a respeito de uma obra (escrita, dramatúrgica ou audiovisual) recém-publicada (até dois anos) na área temática concernente à revista. Deve ser assinado por apenas um autor. A abertura do texto deve trazer a referência à obra resenhada. As resenham devem ter até 5 páginas.

ENTREVISTAS: contribuição na forma da transcrição de uma conversa, apresentada no formato perguntas/respostas (pingue-pongue), com um personagem de interesse para a temática da Revista. As entrevistas podem ser assinadas por mais de um autor. A entrevista deve vir precedida de uma introdução explicativa de até uma página, (incluída no limite total), dando conta do tema e do curriculum do entrevistado. As entrevistas devem ter até 5 páginas.

PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA:

Ensaios Fotográficos (Podem ser enviadas até 5 fotografias, no formato JPG ou TIF, com até 120 pixels cada imagem)

Contos e Crônicas (Contos e Crônicas devem ter até 10 páginas)

Poemas e Poesias (Cada colaborador pode enviar 1 poema ou até 3 poesias, não ultrapassando o limite de 5 páginas)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Todas as obras citadas no texto devem ser apresentadas ao final, na seção Referências Bibliográficas (escrita em fonte Cambria 12 e em negrito). As referências devem ser listadas alfabeticamente e em ordem cronológica (caso mais de uma obra do mesmo autor seja citada), com recuo de 1,5, Cambria, corpo 10, entrelinhas simples, e espaço de parágrafo de 6 pontos após cada referência respeitando o formato que aparece nos exemplos abaixo (pede-se atenção à pontuação, espaços, uso do itálico e da maiúscula).

LIVROS E COLETÂNEAS

AUGÉ, M. (1998), A Guerra dos Sonhos: exercício de etnoficção. São Paulo: Papirus.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. (2000), Os Estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. (1988), “Relatos Orais: do ‘indizível’ ao ‘dizível’”. IN: Olga de Moraes Von Simson (org.), Experimentos com Histórias de vida: Itália – Brasil. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais, pp. 14-43.

ROLNIK, Raquel. (2004), “Exclusão territorial e violência: o caso de São Paulo, Brasil”. In: Edésio Valença; Márcio Moraes Valença (orgs.), O Brasil Urbano. Rio de Janeiro: Mauad, pp. 111-129.

TESES ACADÊMICAS

SALES, Davy Batista. (2005), Estratégias de sobrevivência e práticas alimentares no meio das ruas: um estudo sobre sociabilidade e alimentação entre mendigos na cidade do Recife/PE. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

BAITZ, Ricardo. (2006), “O Urbano entre a Direita e a Esquerda, o Público e o Privado: a rua negada como possibilidade à vida”. Travessia – revista do migrante, São Paulo, ano 19, n. 54: pp. 21-26.

TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS

PIMENTA, Alberto. (1989), “A cidade N”. In: O IMAGINÁRIO DA CIDADE. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian/Acarte.

TRABALHOS DISPONÍVEIS NA INTERNET

SEVERO, Julio.(2004), As Ilusões do Movimento Gay. Disponível em: http://www.cacp.org.br. Acesso em: 21 de outubro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário