terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Aconteceu: Seminário Nacional de Parteiras tradicionais para a erradicação do sub-registro

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Talher Nacional, Cais do Parto e Cáritas Brasileira. O projeto tem uma iniciativa muito válida, pois compreende as Parteiras Tradicionais como Agentes Sociais, tirando um pouco o foco da Saúde e abrangendo para os Direitos Humanos, o que ao meu ver é um passo importante para a compreensão de que as Parteiras Tradicionais realizam efetivamente um trabalho holístico e que podem e devem ser valorizadas como partícipes na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Especificamente o projeto visa contar com o apoio das Parteiras Tradicionais para garantir um dos primeiros direitos do ser humano na nossa socidade, o de ser um/a cidadão/ã, através da efetivação do Registro civil de Nascimento. No Brasil a taxa do sub-registro civil ainda é muito elevada e as as Paretiras sabem que são e onde estão grande parte dessas crianças e adultos sem Registro

Entre as atividades ressaltamos: a presença de parteiras do norte-nordeste do Brasil. Também houve discussões sobre a importância de se fundar e fortalecer as associações de parteiras em cada estado, visto que são elas que fazem a intermediação entre as parteiras da tradição e hospitalares e o poder municipal, estadual e federal. É por meio destas, que as parteiras podem ser convidadas a participar de capacitações; oferecer palestras em eventos de pequeno e grande porte, divulgando a assistência ao parto humanizado e domiciliar.
Já em outro momento do evento, as parteiras que são envolvidas com práticas religiosas demonstraram seus dons. Como exemplo disto, tivemos a venda de plantas medicinais da Amazônia, massagens no corpo e nos pés, Reik coletivo, orações e rezas pra quem quisessem.
Foi um momento bastante interessante porque as parteiras puderam desfrutar, e também aprender.

Daniele Siqueira
Parteira e coordenadora do grupo GESTAR

Alessandra Alencar
bolsista PIBIC NASEB UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário